Consulte Graatis
Find a Question:
Biologia">
Reprodução da Samambaia. Ciclo alternante das plantas com Homosporia
Gostaria de saber se a reprodução das samambaias é assexuada ou sexuada. Minha duvida está no fato de haver, no ciclo alternante, a presença do protalo que é o gametófito que possui Anterídio e Arquegônio. Partindo dessa informação gostaria de saber se este gametófito representa reprodução sexuada ou assexuada. (o anterozoide fecunda o Arquegônio do seu mesmo gametófito ou necessita de fecundar o arquegônio de outro gametófito)
Desde já agradeço a colaboração.
Answer #
Ainda tem duvida sobre Reprodução da Samambaia. Ciclo alternante das plantas com Homosporia, entao utilize o campo de respostas dessa mesma pergunta para contra argumentar novas explicacoes.Answer this Question
You must be Logged In to post an Answer.
Not a member yet? Sign Up Now »
Star Points Scale
Earn points for Asking and Answering Questions!
[1 - 25 ]
[26 - 50 ]
[51 - 500 ]
[501 - 5000 ]
[5001 - 25000 ]
[25001+ ]
Answer #1
O ciclo das pteridófitas possui os dois ciclos, tanto o sexuado quanto o assexuado. No caso da samambaia, que é uma planta assexuada, o processo de reprodução se dá a partir da produção de esporos (essa fase também é conhecida como esporofítica).
As folhas da samambaia são compostas de pequenos pontos chamados soros, onde se concentram milhares de esporos dentro. Quando as samambaias estão em época de reprodução, a folha se enche de soros.
Quando o esporo atinge sua maturação, os soros se rompem e liberam milhares de esporos pelo solo, que podem ser disseminados por ação de animais, vento ou da água.
Quando os esporos chegam ao solo, germinam e formam o protalo, o estágio inicial de uma samambaia, que parece um pequeno coração que germina no solo.
Já o protalo possui um ciclo de vida sexuado. Por isso, a fase predominante é chamada de gametofítica.
No protalo se formam os anterozoides e as oosferas. Através da água, o anterozoide nada até a oosfera, fecundando-a. A partir dali nasce um embrião, que é um esporófito. Quando ele cresce, vira uma nova samambaia, que a partir da criação dos soros com os esporos iniciará o ciclo assexuado novamente. Como essas plantas possuem duas fases, dizemos que elas vivem em uma alternância de gerações.