Outros Cursos Superiores">

Habilidade: Compreender e Expressar Tema: Arte e Cultura

Educação pela arte
Por Marco Roza

Em João Pessoa, o maior desafio de Lívia Marques Carvalho é lidar com o sentimento de desvalia que toma conta da juventude atendida na Casa Pequeno Davi e na Casa Menina Mulher. Ela diz que só depois que os jovens se integram é que se percebem como pessoas. Eles se motivam e são devolvidos ao mercado, geralmente desempregados, quando completam 18 anos. O que se torna mais um desafio. “Ensinamos a pescar, mas para dar certo o rio tem de ter peixe”, observa.
(…)
“Aproveitamos o envolvimento com a arte, que não tem isso de certo ou errado, para ajudar os jovens de baixa renda a aprender o que é a auto-estima”, explica. Os jovens aprendem estamparia, impressão de camisetas em serigrafia, fazer bijuterias e cangas, que a entidade coloca à venda. “O foco deles, na rua, é a subsistência. Pela arte, percebem que podem se colocar no que fazem, ganham confiança e descobrem que são cidadãos.”
(…)
A arte é poderosa também para mudar visões de mundo e combater a discriminação. Com essa certeza, a paulistana Patrícia Teixeira, professora do ensino médio, criou o Teatro da Inclusão. Tudo começou em 1999, a partir de contato que teve com alunos com necessidades especiais, na Escola Estadual Benjamin Constant. “Eles viviam em pequenos guetos, eram discriminados e discriminavam os demais alunos”, diz. Formada em Educação Artística e pós-graduanda em Psicologia Analítica, na PUC de São Paulo, ela decidiu usar as artes cênicas para incluir jovens cegos nas atividades escolares.

A experiência deu tão certo que, em 2000, Patrícia a levou, num trabalho voluntário, para a Escola Estadual Caetano de Campos. Aproveitou o teatro disponível na escola e iniciou o projeto Teatro da Inclusão, com a peça “Retratos de Gerações”, que ela escreveu. “Discutir as diferenças promove a inclusão. Três jovens cegos atuaram. O trabalho eliminou as diferenças de visão, pois, no palco, os alunos entram em contato com seus personagens internos, percebem a si mesmos e o outro como pessoas completas. O teatro os faz responder, principalmente, com atitudes”, diz.

Revista Onda Jovem – ano I, n. 3

Ferreira Gullar, um dos maiores poetas brasileiros, nascido no Maranhão, no texto “A beleza do humano, nada mais”, publicado na Revista Onda Jovem – ano I, n. 3 – disse que “se me perguntam para que serve a arte, respondo: para tornar o mundo mais belo, mais comovente e mais humano”. Esse ponto de vista do poeta vai ao encontro das idéias presentes nos projetos acima relatados? Justifique com elementos do(s) texto(s), apresentando seu posicionamento sobre a questão.

In: Outros Cursos Superiores Asked By: [2 Grey Star Level]

set

4

Answer #1

Esse ponto de vista do poeta vai ao encontro das idéias presentes nos projetos acima relatados? Justifique com elementos do(s) texto(s), apresentando seu posicionamento sobre a questão.

Answers Answered By: camila dos santos cunha [2 Grey Star Level]
Answer #
Ainda tem duvida sobre Habilidade: Compreender e Expressar Tema: Arte e Cultura, entao utilize o campo de respostas dessa mesma pergunta para contra argumentar novas explicacoes.

Answer this Question

You must be Logged In to post an Answer.

Not a member yet? Sign Up Now »

Star Points Scale

Earn points for Asking and Answering Questions!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
Red Star Level [5001 - 25000 Red Star Level]
Black Star Level [25001+ Black Star Level]