Consulte Graatis
Find a Question:
Física">
Física – Interações com ímã
Um imã em forma de barra reta, inicialmente em repouso em relação a uma espira circular, é
abandonado acima dela e cai, atravessando-a. Para o observador O, qual é o sentido da corrente
induzida na espira:
a) enquanto o imã está em repouso em
relação a ela?
b) um pouco antes de o imã começar a
atravessá-la?
c) logo após a passagem completa do imã
através dela?
Answer #
Ainda tem duvida sobre Física – Interações com ímã, entao utilize o campo de respostas dessa mesma pergunta para contra argumentar novas explicacoes.Answer this Question
You must be Logged In to post an Answer.
Not a member yet? Sign Up Now »
Star Points Scale
Earn points for Asking and Answering Questions!
[1 - 25 ]
[26 - 50 ]
[51 - 500 ]
[501 - 5000 ]
[5001 - 25000 ]
[25001+ ]
Answer #1
Oi, thamywaldorf.
Sua pergunta está incompleta, mas vou respondê-la mesmo assim.
Você está olhando a bobina por cima dela. O imã está com o polo norte voltado para baixo. O imã e a bobina estão parados um em relação ao outro. Não há corrente alguma na bobina que esteja sendo induzida pelo imã. Quando o imã inicia sua queda, (nos primeiros milésimos de milímetros de movimentação para baixo), inicia o surgimento de uma corrente elétrica na bobina no sentido horário, isto é, no seu ponto de vista, olhando a bobina por cima dela, a corrente circulará na mesma direção que os ponteiros de um relógio.
Se refazer a experiência com o polo sul do imã voltado para baixo, o sentido da corrente é anti-horário.
Se em vez de virar o imã, deixando-o com o norte para baixo, mas fazê-lo passar pela bobina vindo de baixo dela, puxando o imã com um barbante preso nele, O sentido da corrente elétrica na bobina será anti-horário.
Só para completar, se refazer o experimento com o movimento do imã vindo de baixo, puxando-o pelo barbante preso nele, mas agora com o polo sul voltado para baixo, a corrente elétrica na bobina se fará no sentido horário.
Agora, só para finalizar, (para que a noção se faça com um bom suporte informativo), se você virar a bobina, de modo que as espiras situadas no topo dela agora fiquem para baixo, encostadas na mesa, sua observação, (que sempre será feita por cima da bobina), é a mesma, pois, se você acompanhasse a bobina com sua observação nela quando você girou a bobina, você estaria olhando a bobina pelo lado de baixo e, só assim, observaria a mudança do sentido da corrente elétrica, mas, o que acabo de dizer, na referência de seu ponto de observação, é o mesmo que mudar os polos do imã, onde se observa mudança no sentido da corrente elétrica.
Espero que essa finalização não tenha te confundido.