Consulte Graatis
Find a Question:
História">
A RECONSTRUÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL – AO POVO E AO GOVERNO
Questão 1 – dividida em 2 partes
Maria do Carmo, professora de História da Educação em Curso de Pedagogia, preparou-se para discutir os rumos da educação no Brasil, após a Revolução de 1930. Para iniciar, ela abordou o contexto histórico das décadas de 1920 e 30, salientando as transformações políticas e socioeconômicas que ocorreram no país e também as discussões sobre educação e pedagogia que mobilizaram educadores, intelectuais e políticos desde os anos 20. Na sequência das atividades, ela apresentou um trecho de um dos documentos de maior repercussão na história da educação brasileira, publicado no ano de 1932, que se destacou pelo diagnóstico da situação da educação no país, realizado por alguns de seus autores, e pelas propostas inovadoras que apresentava para a época. Leia o trecho selecionado e responda as questões que aparecem abaixo.
A RECONSTRUÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL – AO POVO E AO GOVERNO
Na hierarquia dos problemas nacionais, nenhum sobreleva em importância e gravidade ao da educação. Nem mesmo os de caráter econômico lhe podem disputar a primazia nos planos de reconstrução nacional. Pois, se a evolução orgânica do sistema cultural de um país depende de suas condições econômicas, é impossível desenvolver as forças econômicas ou de produção, sem o preparo intensivo das forças culturais e o desenvolvimento das aptidões à invenção e à iniciativa que são os fatores fundamentais do acréscimo de riqueza de uma sociedade. No entanto, se depois de 43 anos de regime republicano, se der um balanço ao estado atual da educação pública, no Brasil, se verificará que, dissociadas sempre as reformas econômicas e educacionais, que era indispensável entrelaçar e encadear, dirigindo-as no mesmo sentido, todos os nossos esforços, sem unidade de plano e sem espírito de continuidade, não lograram ainda criar um sistema de organização escolar, à altura das necessidades modernas e das necessidades do país. Tudo fragmentário e desarticulado.
[…] À luz dessas verdades e sob a inspiração de novos ideais de educação, é que se gerou, no Brasil, o movimento de reconstrução educacional, com que, reagindo contra o empirismo dominante, pretendeu um grupo de educadores, nestes últimos doze anos, transferir do terreno administrativo para os planos político-sociais a solução dos problemas escolares. Não foram ataques injustos que abalaram o prestígio das instituições antigas; foram essas instituições criações artificiais ou deformadas pelo egoísmo e pela rotina, a que serviram de abrigo, que tornaram inevitáveis os ataques contra elas.
Aprimore seus conhecimentos, respondendo ao que a professora propôs ao seus alunos:
a) A qual documento pertence o trecho acima ?
b) O que propunham seus autores a respeito:
* Do papel que o Estado brasileiro deveria desempenhar com relação à educação;
* Da oferta da educação pelo Estado;
* Da formação de professores, inclusive dos que atuassem no ensino primário.
Atenção na leitura das questões e na elaboração das respostas.
Professores e Alunos
Ainda nao ha resposta para essa pergunta, enquanto isso pode-se tornar um usuario premium para atendimento especializado. Saiba mais em escritorios de advocacia online.Answer this Question
You must be Logged In to post an Answer.
Not a member yet? Sign Up Now »
Star Points Scale
Earn points for Asking and Answering Questions!