Consulte Graatis
Find a Question:
Biologia">
DNA- o que é? quais as suas características?
olá, estou a dar o DNA e tenho algumas dúvidas em relação a esta matéria, se fosse possível ajudarem-me com um resumo sobre esta seria ótimo.
Como é constituído, quais as suas características, processos que ocorrem na formação e divisão do DNA, o que é a replicação, transcrição e a tradução? como ocorre. quais as características e semelhanças entre as células animais e vegetais…
Answer #
Ainda tem duvida sobre DNA- o que é? quais as suas características?, entao utilize o campo de respostas dessa mesma pergunta para contra argumentar novas explicacoes.Answer this Question
You must be Logged In to post an Answer.
Not a member yet? Sign Up Now »
Star Points Scale
Earn points for Asking and Answering Questions!
[1 - 25 ]
[26 - 50 ]
[51 - 500 ]
[501 - 5000 ]
[5001 - 25000 ]
[25001+ ]
Answer #1
O DNA é a molécula que contém informações necessárias para a produção de proteínas e RNA. Ela é a sigla de ácido desoxirribonucleico. É constituída por um açúcar chamado desoxirribose e por bases nitrogenadas (adenina, citosina, guanina e timina), e é uma molécula dupla, que se dispõe de forma helicoidal, sendo responsável por armazenar e transmitir informação genética.
A duplicação do DNA acontece de forma semi-conservativa, pois a molécula dupla se separa e cada fita se duplica, sendo que as novas moléculas de DNA conterão uma fita da molécula inicial. O processo ocorre com a participação de uma série de enzimas que separam a fita dupla, quebram as ligações que unem nucleotídeos e montam uma nova molécula de DNA.
Para a fabricação de novas proteínas, auxiliando o DNA estão três tipos de RNA: o RNA transportador (que transporta aminoácidos que formarão as novas proteínas), o RNA mensageiro (que transcreve as informações contidas num segmento de DNA) e o RNA ribossômico (unidos às proteínas, é neles que ocorre a síntese proteica).
A tradução (ou síntese proteica) ocorre no citoplasma da célula, quando o RNA mensageiro sai do núcleo portando as informações necessárias para formar as novas proteínas e vai em direção aos RNAs ribossômicos.