Consulte Graatis
Find a Question:
Português">
Indeterminação do sujeito é regra geral?
Escrever por exemplo: PRECISO DE FUNCIONÁRIO, é considerado gramaticalmente errado?
O único modo correto de escrever é: PRECISA-SE DE FUNCIONÁRIO?
O motivo da pergunta é baseado nas gramáticas que ditam a regra geral na 3ª pessoa do singular no caso. Mas, é comum vermos escrito: preciso de funcionário. Procurei opiniões e elas se dividem que ambas as orações são corretas. Outras mencionam que a regra geral é na 3ª pessoa, e fica a dúvida: é errado escrever num anuncio: PRECISO DE FUNCIONÁRIO?
Answer #
Ainda tem duvida sobre Indeterminação do sujeito é regra geral?, entao utilize o campo de respostas dessa mesma pergunta para contra argumentar novas explicacoes.Answer this Question
You must be Logged In to post an Answer.
Not a member yet? Sign Up Now »
Star Points Scale
Earn points for Asking and Answering Questions!
[1 - 25 ]
[26 - 50 ]
[51 - 500 ]
[501 - 5000 ]
[5001 - 25000 ]
[25001+ ]
Answer #1
A frase: \”Preciso de um funcionário\” é absolutamente correta se você estiver conversando com uma pessoa(sujeito oculto EU. verbo na primeira pessoa do singular.
Porém se esta mesma frase estiver em um cartaz ou qualquer outro lugar que não seja contextualiza, estará errada, pois segundo as regras gramaticais a oração só terá o sujeito indeterminado quando o verbo estiver na 3ª pessoa do singular (Precisa-se de funcionários) na 3ª pessoa do plural (falaram mau de você), com os verbos que representam fenômenos da natureza, verbo haver no sentido de existir, e ter indicando tempo passado.