Consulte Graatis
Find a Question:
História">
Por que o Golpe é também chamado de Civil-militar?
Gostaria de saber por que há divergências quanto ao emprego certo dos termos \”militar\” e/ou \”civil-militar\” para designar o Golpe de 1964. Essa dúvida me surgiu devido ao fato de este completar 50 anos em 2014, o que leva a estar sempre presente nas mídias e, com isso, a maneira de designar o Golpe muda de acordo com a fonte. Desde já, obrigada.
Answer #
Ainda tem duvida sobre Por que o Golpe é também chamado de Civil-militar?, entao utilize o campo de respostas dessa mesma pergunta para contra argumentar novas explicacoes.Answer this Question
You must be Logged In to post an Answer.
Not a member yet? Sign Up Now »
Star Points Scale
Earn points for Asking and Answering Questions!
[1 - 25 ]
[26 - 50 ]
[51 - 500 ]
[501 - 5000 ]
[5001 - 25000 ]
[25001+ ]
Answer #1
Esta confusão surge muitas vezes porque os meios de comunicação, os livros tendem apenas a destacar o regime militar, o papel dos membros das forças armadas, dos governos com generais presidentes, sem esquecer que houve o apoio de amplos setores da sociedade brasileira para uma atuação das forças armadas contra o governo João Goulart, principalmente da classe média brasileira, de setores do empresariado ligado ao capital estrangeiro, sobretudo o norte-americano, de setores conservadores da sociedade, da Igreja, pois havia o receio que grupos políticos de esquerda pudessem chegar ao poder apoiando Goulart e suas reformas de base. Houve um grande apelo da sociedade civil contra a chamada “ameaça comunista” que pairava sobre o Brasil do governo João Goulart. Houve a famosa ‘Marcha da Família com Deus pela Liberdade’ patrocinada pelos setores conservadores da sociedade que foi importante para legitimar o apoio da sociedade civil a intervenção das forças armadas no governo brasileiro.