Consulte Graatis
Find a Question:
Biologia">
Porque usar o MORANGO para extrair um DNA e não usar outra fruta?
Após fazer uma aula experimental de extração do DNA do morango, usamos o seguinte passo:
Primeiro separar cinco morangos e tirar os cabos, depois colocar no saco plástico transparente, amassar bem até formar uma mistura homogênea. Logo, despejamos tudo em um copo vazio de 300 ml. Depois adicionar uma colher de chá de sal e uma colher de sopa de detergente em um novo copo com água, , com cuidado para não formar muita espuma. Após isso despejar no copo com morango 1/3 da água com detergente e sal. Aguardar 30 minutos. Após o tempo, peneirar o morango em um copo vazio, logo, adicionar o dobro do copo com morango de álcool, derramando pelo canto com cuidado. O DNA irá aparecer rapidamente, então com o palito de churrasco pode-se enrolar o DNA .
Porque usar o MORANGO para fazer essa extração e não outra fruta?
Answer #
Ainda tem duvida sobre Porque usar o MORANGO para extrair um DNA e não usar outra fruta?, entao utilize o campo de respostas dessa mesma pergunta para contra argumentar novas explicacoes.Answer this Question
You must be Logged In to post an Answer.
Not a member yet? Sign Up Now »
Star Points Scale
Earn points for Asking and Answering Questions!
Answer #1
O morango só é utilizado porque fornece uma boa quantidade de DNA (são oito cópias de cada conjunto de cromossomos, ou seja, são octoploides), o que facilita a visualização do mesmo. Na verdade, além dele outras frutas podem ser usadas como a banana, o kiwi, tomate e, até mesmo, cebola, porém ao fim não é possível ver um aglomerado tão grande de milhares de moléculas de DNA como no morango maduro. Estas últimas frutas, assim como o morango, também podem ser usadas porque são fáceis de macerar e de homogeneizar.
Quando a fruta ou outro vegetal utilizado é macerado isto faz com que as substâncias utilizadas para a extração entrem mais facilmente nas células. O detergente é utilizado para solubilizar os lipídios que constituem a membrana plasmática. O sal de cozinha é adicionado para fornecer íons para a precipitação do DNA. É a presença do álcool e de Na+ que as moléculas de DNA se precipitam, já que inicialmente encontrava-se em fase aquosa, misturado com água.
Importante salientar, ainda, que o que vemos precipitado no tubo é um emaranhado de milhares de moléculas de DNA. Embora a molécula de DNA seja muito longa, seu diâmetro é de 2 nanômetros, e só poderia ser visto em microscopia eletrônica.