Consulte Graatis
Find a Question:
Português">
Português – orações subordinadas
1)”O homem que é honesto sobrevive.” Haveria mudança semântica e sintática caso existissem vírgulas na oração subordinada? Justifique.
2)”Não quero que você fique fera comigo
Quero ser seu amor, quero ser seu amigo..” Classifique o verbo quero do primeiro verso da música.
Answer #
Ainda tem duvida sobre Português – orações subordinadas, entao utilize o campo de respostas dessa mesma pergunta para contra argumentar novas explicacoes.Answer this Question
You must be Logged In to post an Answer.
Not a member yet? Sign Up Now »
Star Points Scale
Earn points for Asking and Answering Questions!
[1 - 25 ]
[26 - 50 ]
[51 - 500 ]
[501 - 5000 ]
[5001 - 25000 ]
[25001+ ]
Answer #1
Se colocarmos “vírgulas” separando a oração subordinada adjetiva (O homem, que é honesto, sobrevive) ela passará de subordinada adjetiva restritiva para uma oração subordinada adjetiva explicativa. Observe a explicação para esse fato! As SUBORDINADAS ADJETIVAS são introduzidas por PRONOMES RELATIVOS (geralmente “que”) e funcionam como ADJETIVOS em forma de oração. ==> possuem as mesmas funções de um adjetivo. – SUBORDINADAS ADJETIVAS RESTRITIVAS => função de Adjunto Adnominal porque restringem, delimitam as informações. ==> restringe ou limita a significação do nome a que se refere. ==> não é separada por vírgulas. ==> funciona como adjunto adnominal de um nome da oração principal. ==> acrescenta uma informação importante que não pode ser extraída da oração sob a hipótese de perda de sentido… Exemplo: O homem que é honesto sobrevive. =============================================== – SUBORDINADAS ADJETIVAS EXPLICATIVAS => função de aposto explicativo, uma vez que, explicam o termo que antecede a oração. DETALHE: normalmente a encontrará ENTRE VÍRGULAS. O homem, [ que é honesto, ] sobrevive Oração Subordinada Adjetiva Explicativa Nesse período, a oração em destaque não tem sentido restritivo em relação a palavra “homem”: na verdade, essa oração apenas explicita uma ideia que já sabemos estar contida no conceito de “homem”.
2. O verbo querer é um verbo “transitivo direto”. Por isso, pede complemento verbal sem auxílio da preposição.