Outros Cursos Superiores">

Qual a resposta certa de cada item 1 ao 20

1 Marque a alternativa CORRETA sobre Inflação:
a) Inflação é definida como baixa persistente do nível de preços numa economia. Reflete, portanto, o comportamento de centenas de preços de produtos e serviços. Ex.: alimentação, transporte, vestuário etc.
b) Inflação não se define como alta persistente do nível geral de preços numa economia, e sim reflete, o comportamento de centenas de preços de produtos e serviços. Ex.: alimentação, transporte, vestuário etc.
c) Inflação é definida como alta persistente do nível geral de preços numa economia. Reflete, portanto, o comportamento de centenas de preços de produtos e serviços. Ex.: alimentação, transporte, vestuário etc.
d) Inflação pode ser definida como alta ou baixa persistente do nível geral de preços numa economia. Reflete, portanto, somente preços de produtos. Ex.: alimentação e vestuário.

• Total de pontos da pergunta: 1 pontos
2 Qual o impacto da Inflação?
a) Manter o poder de compra e corroer a rentabilidade das aplicações financeiras.
b) Manter o poder de consumo e corroer a variação das aplicações financeiras.
c) Corroer somente a rentabilidade das aplicações financeiras.
d) Corroer o poder de compra e corroer a rentabilidade das aplicações financeiras.

• Total de pontos da pergunta: 1 pontos
3 Marque as afirmações CORRETAS:

I. A periodicidade do Índice (IPCA) é mensal e o período de coleta estende-se, em geral, do 1º ao 30º dia do mês de referência.

II. IPCA pode ser utilizado como indexador de produtos de investimentos, mas não podemos ter um produto cuja rentabilidade é constituída pelo índice de inflação.

III. A inflação elevada levou o Conselho Monetário Nacional a adotar o regime de metas de inflação em 1999. Desde então o CMN define a meta da inflação para o ano subsequente e o Copom (Comitê de Política Monetária) que se reúne a cada 45 dias, é o responsável por determinar a taxa Selic meta com a intenção de controlar a inflação.

IV. O índice nacional é determinado a partir da agregação dos índices regionais, ponderados pelo rendimento total urbano, extraído da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).
a) I, II e IV
b) II e IV
c) I, III e IV
d) Todas são corretas

• Total de pontos da pergunta: 1 pontos
4 O que são Taxa de juros Nominal e Taxa de juros Real, respectivamente?
a) Nominal: efetiva, não considera o valor da inflação e não reflete o ganho real do investidor. Real: expurga o efeito da inflação, e também não reflete o ganho real do investidor.
b) Nominal: que expurga o efeito da inflação e não reflete o ganho real do investidor. Real: não considera o efeito da inflação e reflete o ganho real do investidor.
c) Nominal: não efetiva, que não considera o efeito da inflação, e não reflete o ganho real do investidor. Real: expurga o efeito da inflação e reflete o ganho real do investidor.
d) Nominal: efetiva, que não considera o efeito da inflação, portanto, quando relacionada a uma aplicação financeira, não reflete o ganho real do investidor. Real: expurga o efeito da inflação. No caso de uma aplicação financeira, reflete o ganho real do investidor.

• Total de pontos da pergunta: 1 pontos
5 O que é Rentabilidade e como pode ser encontrada?
a) É a medida de ganho financeiro real sobre o total do investimento expressa em termos percentuais. É apurada por meio de um simples cálculo matemático: valor do resgate (ou venda) dividido pelo valor da aplicação (ou compra), depois subtrai- se 1 e multiplica-se por 1000.
b) É a medida de ganho financeiro nominal sobre o total do investimento expressa em termos percentuais. É apurada por meio de um simples cálculo matemático: para encontrar a rentabilidade, divida o valor de resgate (ou venda) pelo valor de aplicação (ou compra), depois subtraia 1 e multiplique por 100.
c) É a medida de ganho financeiro nominal sobre a metade do investimento expressa em termos percentuais. É apurada por meio de um simples cálculo matemático: valor do resgate (ou venda) somado pelo valor de aplicação (ou compra), depois subtrai-se 1 e divida por 100.
d) É a medida de ganho real sobre o triplo do dobro do investimento expressa em termos percentuais. É apurada por meio de um simples cálculo matemático: valor do resgate (ou venda) dividido pelo valor de aplicação (ou compra), depois subtrai – se 1 e multiplica-se por 1000.

• Total de pontos da pergunta: 1 pontos
6 Quais das afirmativas correspondem respectivamente à Rentabilidade Absoluta e Rentabilidade Relativa?

I. Quando dizemos que a rentabilidade de um fundo DI foi de 1,23% em um determinado mês, estamos dizendo que essa é a rentabilidade absoluta (ou nominal);

II. Rentabilidade absoluta versus rentabilidade relativa é a capacidade de comparação da rentabilidade proporcionada por um determinado investimento em relação a um benchmark (referencial);

III. Os índices de referências benchmark não são utilizados para medir o desempenho dos investimentos ao longo do tempo, mas seus índices podem ser utilizados como indexadores.
São verdadeiras:
a) I e II
b) I e III
c) Todas as alternativas são falsas.
d) Todas as alternativas são verdadeiras.

• Total de pontos da pergunta: 1 pontos
7 Marque as alternativas CORRETAS:

I. Pós- fixado: os rendimentos só são efetivamente conhecidos nos pagamentos de cupom (pagamento periódico de juros), resgate ou vencimento uma vez que os juros estão atrelados a indexadores.

II. Nos títulos com taxa prefixada, há uma relação proporcional entre a taxa de juros de mercado e o preço (PU) do título. Quando os juros sobem, o valor do título também sobe. E na taxa de juros pós-fixada ocorre o contrário.

III. Título prefixado é aquele cuja rentabilidade (real) o investidor conhece previamente, no momento da aplicação. Esses títulos não têm indexador.

IV. Basicamente, a estrutura a termo da taxa de juros, representa a expectativa do comportamento futuro de uma determinada taxa. Ou seja, é relação entre o tempo e a taxa.
São CORRETAS:
a) I, II e IV
b) II e III
c) I e IV
d) Todas as alternativas são falsas.

• Total de pontos da pergunta: 1 pontos
8 Leia e complete o conceito de Risco abaixo:
Risco é a __________ de determinada situação ter resultado_________ daquele que se espera. Constitui característica básica de ______ os investimentos, como reflexo das __________ associadas aos elementos determinantes de valor dos _________financeiros.
a) Possibilidade; diferente; todos; incertezas; ativos.
b) Possibilidade ;igual; alguns; incertezas; não ativos.
c) Característica; semelhante; todos; certezas; ativos.
d) Característica; diferente; todos; incertezas; ativos e não ativos.

• Total de pontos da pergunta: 1 pontos
9 Como sabemos os principais riscos assumidos pelo investidor são os de: Crédito, Liquidez e Mercado. Qual alternativa está INCORRETA
a) Risco de crédito está relacionado a possíveis perdas quando as contrapartes não desejam ou não são capazes de cumprir suas obrigações contratuais.
b) Risco de Liquidez, está associado à negociabilidade de um título no mercado.
c) Risco de Mercado está diretamente relacionado às flutuações de preços e taxas, ou seja, às oscilações de bolsas de valores, mercados de taxas de juros e mercado de câmbio dentro e fora do país, que trazem reflexos nos preços dos ativos.
d) Risco de Crédito é controlado por meio de estudos desenvolvidos interna e externamente sobre as empresas cujo títulos não estão presentes nas carteiras de investimentos e com as quais se realizam operações.

• Total de pontos da pergunta: 1 pontos
10 Em relação à volatilidade, marque a alternativa CORRETA:
a) A volatilidade de um ativo caminha na mesma direção que seu grau de risco, assim, quanto maior o risco de mercado menor a volatilidade.
b) A volatilidade está associada à mudança. No mercado financeiro, volatilidade é o grau médio de variação das cotações de um título ou fundo de investimento, em um determinado período de tempo.
c) Existe uma tendência de elevação dos retornos, portanto, quanto menor a volatilidade, maior o potencial de retorno de um título ou fundo de investimento.
d) Alta volatilidade significa que o valor da cota de um fundo ou preço de um determinado título apresenta fraca variação, muda com baixa velocidade ao longo do período.

• Total de pontos da pergunta: 1 pontos
11 Sobre Títulos de Renda Fixa é CORRETO dizer:
a) O investimento em renda fixa deve ser entendido como um empréstimo: ao comprar um título de Renda Fixa o investidor está emprestando dinheiro ao emissor do título, que, em troca, lhe paga juros. Esses juros são a remuneração que o investidor recebe por emprestar seu dinheiro ao emissor.
b) É o termo que se refere a qualquer modalidade de aplicação financeira na qual o investidor vende na bolsa, direta ou indiretamente, títulos que pagam certa remuneração em intervalos e condições predefinidas.
c) Fazer um investimento de renda fixa significa que a rentabilidade não varie. Isso ocorre, em função da cotação do título no mercado financeiro.
d) Entre algumas condições deste investimento, somente a forma de remuneração não é definida no momento da emissão do título.

• Total de pontos da pergunta: 1 pontos
12 Marque a alternativa CORRETA:
a) Títulos privados são emitidos por instituições financeiras e empresas privadas para captar recursos. Para isso eles “vendem” títulos de dívida no mercado comprometendo-se a pagar remuneração aos compradores.
b) Os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) são títulos públicos emitidos por instituições financeiras para captação de recursos que são convertidos em empréstimos para clientes devedores.
c) Os CDBs podem ser somente prefixados ( com taxa definida na negociação). E o CDB pode ser emitido diretamente com variação cambial, sem a necessidade de fazer um swap.
d) Para emissão de CDBs o prazo mínimo é definido pela Instituição Financeira emissora do título, já existe prazo máximo conforme o indexador.

• Total de pontos da pergunta: 1 pontos
13 O que são Operações Compromissadas?
a) Aquela realizada no Mercado de Balcão das Instituições do SFN, em que o vendedor assume o compromisso de recomprar os títulos por ele vendidos em data prefixada.
b) Aquela realizada no Mercado de Balcão das Instituições do SFN, em que o investidor assume o compromisso de recomprar títulos por ele comprado em data prefixada.
c) Aquela realizada no Mercado de Balcão das Instituições do SFN, em que o vendedor assume o compromisso de recomprar títulos por ele vendido em data pós- fixada.
d) Aquela realizada no Mercado do Balcão das Instituições do SFN, em que o vendedor e o investidor assumem o compromisso de recomprar títulos por eles comprados e vendidos em data pré ou pós- fixada.

• Total de pontos da pergunta: 1 pontos
14 Marque a alternativa CORRETA em relação a títulos públicos:
a) O Tesouro Nacional utiliza a emissão de títulos públicos como uma das formas de captação de recursos para financiar atividades do governo federal, por isso eles não são uma opção de investimento para a sociedade, mas representam a dívida mobiliária da união.
b) As emissões de títulos públicos são utilizados para antecipação de receita fiscal e financiamento do déficit orçamentário. E, os governos estaduais e municipais também podem emitir títulos com o objetivo de captar recursos.
c) Os títulos públicos são resgatados em data predeterminada sem um valor específico, atualizada ou não, por indicadores de mercado como, por exemplo, títulos de preço.
d) A venda de títulos públicos podem ser realizadas por meio de ofertas privadas com realização de leilão, ou, sem a leilão, e emissões diretas para tender necessidades específicas determinadas em lei.

• Total de pontos da pergunta: 1 pontos
15 Relacionando títulos públicos com Riscos de Crédito, Liquidez e de Mercado, marque a alternativa CORRETA:
a) Títulos Públicos federais refletem o risco de crédito do governo. Dificilmente esses papéis são considerados como de risco zero.
b) Títulos Públicos são negociados com uma remuneração dada por taxa de juros prefixada ou pós-fixada que afeta diretamente o preço do papel. Oscilações de taxa podem gerar impactos negativos sobre o preço dos títulos.
c) Houve situações em que o mercado atribuiu risco de liquidez aos títulos públicos federais. Naquela ocasião, acreditava-se que havia risco de o governo não efetuar o pagamento da dívida interna contraída.
d) Possuí grau de agilidade na conversão de um investimento em dinheiro, com perda significativa de valor. De forma geral, os títulos públicos apresentam alto risco de liquidez.

• Total de pontos da pergunta: 1 pontos
16 Quais das afirmativas abaixo estão CORRETAS?

I. NTN-B – Nota do Tesouro Nacional (Série B) é um título com rentabilidade vinculada à variação do IPCA acrescida de juros definidos no momento da compra.

II. O pagamento de juros do NTN-B (série B) é definido pelo Ministro de Estado da Fazenda, quando da emissão, em porcentagem ao ano, calculada sobre o valor nominal atualizado.

III. O pagamento de juros do NTN-B (série B) é feito mensalmente. O primeiro cupom de juros a ser pago contemplará a taxa integral definida para seis meses, independente da data de emissão do título.
a) I e III
b) II e III
c) I e II
d) Todas estão corretas.

• Total de pontos da pergunta: 1 pontos
17 Marque a alternativa que corresponde corretamente à Letra Financeira do Tesouro (LFT) e Letra do Tesouro Nacional (LTN).
a) LFT: Título com rentabilidade diária prefixada vinculada à taxa de juros básica da economia, e podem ser negociados com ágio ou deságio. LTN: título com rentabilidade indefinida no momento da compra.
b) LFT: Título com rentabilidade diária pós- fixada vinculada à taxa de juros básica da economia, e podem ser negociadas com ágio ou deságio. LTN: título com rentabilidade definida no momento da compra.
c) LFT: Título com rentabilidade mensal pós – fixada vinculada à taxa de juros básica da economia, e podem ser negociadas apenas com ágio. LTN: título com rentabilidade definida um mês antes da compra.
d) LFT: Título sem rentabilidade diária prefixada, vinculada à taxa de juros básica da economia, não podendo ser negociadas com ágio ou deságio. LNT: título com rentabilidade definida em qualquer momento.

• Total de pontos da pergunta: 1 pontos
18 Sobre Títulos de Renda fixa, marque a alternativa CORRETA:
a) Seu Imposto de Renda tem como fator gerador apenas: rendimentos produzidos por aplicações financeiras de renda fixa, decorrente de alienação, cessão ou repactuação.
b) Para fins de incidência do imposto sobre a renda na fonte, a alienação compreende qualquer forma de transmissão da propriedade, bem como a liquidação, o resgate, a cessão ou a repactuação do título ou aplicação.
c) A responsabilidade pela retenção do imposto cabe somente, à pessoa jurídica que efetuar o pagamento dos rendimentos.
d) A retenção do imposto será efetuada apenas por ocasião do pagamento ou crédito dos rendimentos.

• Total de pontos da pergunta: 1 pontos
19 Leia o texto abaixo, e em seguida responda a questão:
Uma ação é a menor fração do capital social de uma empresa. No entanto, nem todas as empresas têm seu capital dividido em ações. As sociedades limitadas, por exemplo, têm seu capital dividido em cotas.
Agora com o conceito de Ação, marque a alternativa CORRETA quanto aos tipos de ação:
a) As ações ordinárias são aquelas que conferem ao acionista os direitos de um sócio comum, entre os quais se destacam os direitos de receber dividendos e o direito de voto em assembleia na proporção de um voto por ação.
b) As ações preferenciais são aquelas que atribuem ao seu titular uma desvantagem como a não distribuição de dividendos (fixos ou mínimos),e no reembolso do capital ou na junção das duas.
c) os acionistas que detêm as ações ordinárias são aqueles que não podem decidir os rumos das empresas, já que a assembleia geral tem poder para decidir todos e negócios relativos ao objeto da companhia e tomas as resoluções que julgar conveniente.
d) O preferencialista das ações preferenciais, não pode ter direito de voto limitado ou suprimido pelo estatuto da sociedade.

• Total de pontos da pergunta: 1 pontos
20 Risco de mercado está diretamente relacionado às flutuações de preços e taxas. Marque a alternativa CORRETA:
a) Fator Taxa de Juros: perdas no valor econômico e/ou financeiro de uma carteira. Fator Taxa de Câmbio: ganhos em ativos indexados a moedas estrangeiras. Fator commodities: perdas em razão de oscilações imprevistas nos preços dos ativos indexados a produtos agrícolas.
b) Fator Ações: perdas em razão de oscilações imprevistas nos preços das ações presentes em determinada carteira. Fator Derivativos: perdas devido a variações no valor de posições em operações do mercado a termo, futuros, swap e opções, negociadas em Bolsa ou balcão. Fator Hedge (Proteção): perdas decorrentes da imperfeição de hedge devido à limitação de instrumentos financeiros existentes.
c) Fator concentração: ganhos em razão de investimentos concentrados em determinados indexadores, moedas, instrumentos ou vencimentos. Fator Taxa de juros: perdas somente no valor econômico de uma carteira. Fator commodities: ganhos em razão de oscilações previstas nos preços dos ativos indexados a produtos agrícolas.
d) Fator Hedge (Proteção): perdas decorrentes da perfeição de hedge devido à limitação de instrumentos financeiros existentes. Fator Taxa de Câmbio: ganhos em ativos indexados a moedas estrangeiras, decorrentes de oscilações diversas. Fator Concentração: perdas em razão de investimentos concentrados em indexadores.

In: Outros Cursos Superiores Asked By: [2 Grey Star Level]

jul

17

Answer #1

1 resposta 3

Answers Answered By: Eliel [2 Grey Star Level]
Answer #2

1 a

Answers Answered By: pereiraaires [2 Grey Star Level]
Answer #
Ainda tem duvida sobre Qual a resposta certa de cada item 1 ao 20, entao utilize o campo de respostas dessa mesma pergunta para contra argumentar novas explicacoes.

Answer this Question

You must be Logged In to post an Answer.

Not a member yet? Sign Up Now »

Star Points Scale

Earn points for Asking and Answering Questions!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
Red Star Level [5001 - 25000 Red Star Level]
Black Star Level [25001+ Black Star Level]