Consulte Graatis
Find a Question:
Física">
Relatividade. Dilatação do tempo e contração do comprimento.
Oi, bom dia. De acordo com o princípio relativístico, a dilatação do tempo do viajante em uma nave e a contração do comprimento da nave, estando ela em velocidades próximas às da luz em relação à um observador inercial, é um fenômeno que existe e sei muito bem como isso funciona.
Eu costumo encontrar explicações equivocadas de professores que fazem confusão, misturando dois fenômenos bem distintos, sendo que, quando tentam esclarecer o fenômeno da dilatação do tempo, distorcem a noção empregando, erroneamente, o fato da demora que existe para que a luz emitida pela nave chegue ao observador. O fenômeno da demora da luz deve ser desconsiderado, colocando em prática a noção de que, no caso da dilatação do tempo, o que é observado não é só quando a luz chega ao observador, e sim, o que está acontecendo na nave.
Tenho várias perguntas sobre o assunto, mas, por enquanto, vou fazer uma:
(Não entendo o motivo de não encontrar explicação sobre a contração dos corpos parados em relação à um campo gravitacional. Se bem sei, a dilatação do tempo do corpo e a contração do corpo, em movimento, são fenômenos que não devem ocorrer um sem o outro, isto é, são inerentes entre si. “Como se dá a contração dos corpos inerciais situados em um campo gravitacional?”)
Professores e Alunos
Ainda nao ha resposta para essa pergunta, enquanto isso pode-se tornar um usuario premium para atendimento especializado. Saiba mais em escritorios de advocacia online.Answer this Question
You must be Logged In to post an Answer.
Not a member yet? Sign Up Now »
Star Points Scale
Earn points for Asking and Answering Questions!