Consulte Graatis
Find a Question:
Português">
Responder com uma visao filosofica as seguintes questoes
GOSTARIA APENAS DE SABER SE MINHAS RESPOSTAS ESTÃO CORRETAS
Observe o fragmento de texto abaixo:
OS TRÊS FILHOS DE SORTE
Irmãos Grimm
Uma certa vez, um pai chamou por seus três filhos e deu ao mais velho um galo, ao segundo, uma foice e ao terceiro, um gato.
_ Já estou velho _lhes disse. _Meu fim se aproxima e, antes de morrer, queria deixar algo a cada um. Dinheiro, não tenho. Um galo, uma foice e um gato podem parecer de pouco valor, mas de tudo sempre se tira proveito, meus filhos. Numa terra onde não se conhecem galos, foices e gatos, a fortuna poderá vos sorrir.
Depois da morte do pai, o filho mais velho saiu pelo mundo afora com o seu galo(…) o seu galo em lugar nenhum era novidade(…) Por fim acontecer de chegar a uma ilha cujos habitantes nunca haviam visto um galo(…) Perguntaram, então, ao rapaz, se vendia o galo e por quanto(…)
Quando retornou à casa com sua riqueza, seus irmãos ficaram intrigados; e seu segundo irmão se propôs:
_ Vou agora igualmente tentar a sorte e ver o que consigo com a minha foice.
(…) onde quer que fosse encontrava camponeses com foices aos ombros tão boas quanto a sua. Mas por fim, por pura sorte, chegou a uma ilha onde as pessoas jamais haviam visto uma foice. (…)
Estavam prontas a dar-lhe o que pedisse por tamanha maravilha(…)
Ora, o terceiro filho ansiava por ver o que conseguiria com o gato. (…) de início ocorreu com ele o que ocorrera com os irmãos; enquanto permaneceu no continente, não teve sucesso. (…) Mas por fim o rapaz chegou a uma ilha onde, por sorte sua, ninguém jamais vira um gato.E havia tanto rato na ilha, que as pestinhas dançavam sobre as mesas e cadeiras, estivesse ou não o dono da casa presente.(…) Ali, sim, um belo lar para um bichano!(…) O rei de bom grado pagou o que lhe pediu o rapaz: uma mula carregada de ouro e jóias. E, assim, o terceiro filho retornou a casa com mais riqueza ainda do que os irmãos.(…)
QUESTÕES:
Observe a fala do frade francês André Thevet, a propósito dos índios, quando da tentativa de colonizar o Rio de Janeiro, no século XVI: ¨Esta região era e ainda é habitada por povos selvagens, sem FÉ,LEI, RELIGIÃO e nem civilização alguma, vivendo antes como animais irracionais(…)¨. Que relações podemos fazer entre o texto acima e o processo de colonização
brasileiro?
No processo de colonização os portugueses ofereciam aos indios produtos como espelhos, apitos entre outras coisas que para eles eram coisas comuns e quase sem valor. Eles se prevaleciam do fato de terem produtos que muito interessavam aos índios para exigir em troca coisas que a eles ineressava, conseguindo assim as grandes riquesas da nova terra .
Assim tambem foi com os irmaos. Levaram suas heranças (que para eles nao tinha valor) para lugares onde aquelas ‘coisas’ nunca haviam sido vistas e por isso seriam grandiosamente valorizadas.
Logo a relação está na valoriação do que eles possuiam mesmo que para eles (tanto os coloniadores quanto os irmaos) nao tivesse tanto ou nenhum valor.
De um ponto de vista educacional, o texto pode insinuar relações exclusivamente fundamentadas nas aparências, valores relativos, e não na essência, no que permanece. Retire um fragmento que comprove isso, discutindo os aspectos nocivos de uma relaçao exclusivamente devotada à matéria.
“E havia tanto rato na ilha, que as pestinhas dançavam sobre as mesas e cadeiras, estivesse ou nao o dono da casa presente (…) Ali sim um belo lar para o bichano!
O terceiro irmao se prevaleceu da necessidade dos habitantes da tal ilha de acabar com a infestação de ratos, logo eles pagariam qualquer valor que fosse por ele exigido para que pudessem ficar com o gato. Nesta situação o gato nao era um simples animal como é para nós que temos gatos aos montes espalhados pelas cidades. Naquela ilha o gato era a solução de um grande problema!
Nas teorias da evolução das espécies, em particular da humana, considerava-se que certos traços biofisiologicos apareceriam como decorrência de novas exigências do meio. Desta forma, o braço humano teria-se desenvolvido para realizar trabalhos feitos ao longo alcance,assim como sua mão teria a circunvolução de um copo. A julgar pelo texto, o homem seria igualmente determinado pelas condições do meio. Aponte em que momento isso fica sugerido no texto, questionando esse principio.
Sim. “O rei de bom grado pagou o que lhe pediu o rapaz “. Enquanto o rapaz permaneceu em seu continente, ninguém lhe ofereceu fortuna alguma pelo gato, pois em sua terra o bichano nao era novidade para ninguém. O rei só pagou o valor pelo rapaz exigido pois naquela ilha o gato seria de grande utilidade.
Professores e Alunos
Ainda nao ha resposta para essa pergunta, enquanto isso pode-se tornar um usuario premium para atendimento especializado. Saiba mais em escritorios de advocacia online.Answer this Question
You must be Logged In to post an Answer.
Not a member yet? Sign Up Now »
Star Points Scale
Earn points for Asking and Answering Questions!