Consulte Graatis
Find a Question:
Português">
Duas ações, dois sujeitos, quem faz o que na frase.
Na frase:\”O Sacerdote abre os braços e prossegue com o povo:…\”
A ação de abrir os braços é executada somente pelo sacerdote, ou também pelo povo? Que regra da língua portuguesa resolve a questão? Como saber quem realiza o que na frase, eu entendi que quem abre os braços é somente o sacerdote, o povo apenas prossegue com o que vem após os dois ponto, quero saber se está correta minha interpretação.
Obrigado!
Answer #
Ainda tem duvida sobre Duas ações, dois sujeitos, quem faz o que na frase., entao utilize o campo de respostas dessa mesma pergunta para contra argumentar novas explicacoes.Answer this Question
You must be Logged In to post an Answer.
Not a member yet? Sign Up Now »
Star Points Scale
Earn points for Asking and Answering Questions!
[1 - 25 ]
[26 - 50 ]
[51 - 500 ]
[501 - 5000 ]
[5001 - 25000 ]
[25001+ ]
Answer #1
”O Sacerdote abre os braços e prossegue com o povo:…” Nessa frase não há a possibilidade de se cogitar a transferência da ação de abrir os braços também ao povo. Quem pratica a ação é o sujeito “O Sacerdote”. O termo “com o povo” é adjunto adverbial de companhia. Pode-se dizer apenas que o sacerdote realiza a ação de prosseguir em companhia do povo. Nada se pode dizer em relação à ação realizada pelo povo, pois não se trata do sujeito de nenhuma das orações (não há verbo atribuído a esse termo). Não há necessidade de regras gramaticais para tanto, embora tenha explicitado que quem realiza o processo verbal é o sujeito. Trata-se apenas de uma questão de leitura e depreensão dos sentidos que o texto veicula.