Consulte Graatis
Find a Question:
Característica estrutural dos epitélios de revestimento
. Aponte e comente uma característica estrutural dos epitélios de revestimento que garante o bom desempenho da função revestidora.
o tecido epitelial de revestimento tem como função principal proteger, revestimento interno e externamente diversas estruturas e órgãos do organismo. Uma variedade do epitélio de revestimento o neuroepitelio apresenta células especializadadas na captação de estímulos ambientais, tais como o cheiro e o sabor.
Answer #
Ainda tem duvida sobre Característica estrutural dos epitélios de revestimento, entao utilize o campo de respostas dessa mesma pergunta para contra argumentar novas explicacoes.Answer this Question
You must be Logged In to post an Answer.
Not a member yet? Sign Up Now »
Star Points Scale
Earn points for Asking and Answering Questions!
[1 - 25 ]
[26 - 50 ]
[51 - 500 ]
[501 - 5000 ]
[5001 - 25000 ]
[25001+ ]
Answer #1
Olá valdy2013,
O tecido epitelial de revestimento reveste toda a superfície externa do corpo (epiderme [pele]) e as cavidades corporais internas. Caracteriza-se por ser um tecido avascular, ou seja, sem a presença de vasos sanguíneos e por possuir um aglomerado de células epiteliais poliédricas e justapostas, com o mínimo ou nenhum espaço intracelular entre elas.
Estas células encontradas no tecido epitelial que estão em constante processo de renovação variam em uma ou mais camadas e possuem formatos diversificados. Podem ser pavimentosas (Células achatadas com forma poligonal), cúbicas (Formato de cubo) e cilíndricas (Formato cilíndrico. São mais altas que largas).
O tecido epitelial de revestimento é separado do tecido subjacente (tecido conjuntivo) por uma fina camada de fibras, denominada membrana basal, que é formada basicamente por colágeno tipo IV, laminina e proteoglicanas, que são produzidos em parte pelas próprias células epiteliais e em parte pelas células do tecido conjuntivo, especificamente células denominadas fibroblastos. Pelo fato do tecido epitelial ser desprovido de vasos sanguíneos, a sua nutrição depende da difusão de oxigênio e de metabólitos a partir dos tecidos subjacentes.