Consulte Graatis
Find a Question:
Daltonismo, probabilidade de receber gene
Probabilidade de uma mulher com visão normal, filha de pais com visão normal e avó materna daltônica ter recebido o gene para o daltonismo.
Acredito pelo que estudei que a probabilidade seja 0.00
O daltonismo é uma doença recessiva e está diretamente relacionada ao cromossomo X. O sexo masculino é determinado pelos cromossomos X e Y e o feminino por dois cromossomos X, que são herdados dos pais. A mãe sempre fornecerá um cromossomo X e o pai poderá fornecer o X ou Y ao bebê. Por ser uma doença recessiva, o daltonismo só irá se manifestar em pessoas que tiverem uma alteração em todos os cromossomos X presentes no corpo. Ou seja: a mulher precisa herdar o cromossomo alterado tanto do pai quanto da mãe, enquanto que o homem só precisa herdar o X alterado da mãe, uma vez que estará recebendo o cromossomo Y do pai.
Answer #
Ainda tem duvida sobre Daltonismo, probabilidade de receber gene, entao utilize o campo de respostas dessa mesma pergunta para contra argumentar novas explicacoes.Answer this Question
You must be Logged In to post an Answer.
Not a member yet? Sign Up Now »
Star Points Scale
Earn points for Asking and Answering Questions!
Answer #1
Seu raciocínio está parcialmente correto, embora nunca possamos determinar na genética um valor zero absoluto (vide genética de populações).
A avó materna é daltônica, e portanto, possui os dois cromossomos X recessivos com os genes do daltonismo. Os pais possuem visão normal, porém, a filha recebeu um cromossomo X da mãe e um do pai, sendo que um dos cromossomos X possui o gene recessivo. Ela é portadora, porém não manifesta a doença.
A filha dela pode ter a visão normal, mas assim como a mãe, existe uma possibilidade de portar o gene em um dos cromossomos. Ela receberá um dos cromossomos X do pai e o outro virá da mãe, mas um dos dois possui o gene recessivo. Assim, não dá para afirmar com certeza que ela não receberá o cromossomo que contenha o gene recessivo.
Até por esse motivo, é muito mais comum que o daltonismo seja manifestado em homens do que em mulheres, já que eles recebem apenas um cromossomo X, e como é uma doença recessiva, os dois estariam afetados. O mesmo acontece com a calvície. No entanto, dizer que mulheres não podem manifestar esse tipo de doença, assim como a calvície, é um grande erro!