Consulte Graatis
Find a Question:
História">
Estados Unidos:Uma nação poderosa?
Cite os fatores para os EUA torna-se uma nação poderosa e Explique o estilo norte americano na propagação do período entre guerras.
Não encontrei nenhuma evidência em relação a essas perguntas em nenhum meio informativo.
É para um trabalho da escola.
E me ajudará no Questionário proposto na sala de aula.
Answer #
Ainda tem duvida sobre Estados Unidos:Uma nação poderosa?, entao utilize o campo de respostas dessa mesma pergunta para contra argumentar novas explicacoes.Answer this Question
You must be Logged In to post an Answer.
Not a member yet? Sign Up Now »
Star Points Scale
Earn points for Asking and Answering Questions!
[1 - 25 ]
[26 - 50 ]
[51 - 500 ]
[501 - 5000 ]
[5001 - 25000 ]
[25001+ ]
Answer #1
Bem… acho que seria mais interessante você desmembrar a sua questão, para que as respostas fiquem mais personalizadas e completas. O que acha? Vamos começar pelo IMPERIALISMO NORTE-AMERICANO.
Imperialismo é um tipo de política que busca aumento do território de um país através de dominação e colonização de outras nações ou regiões. Os Estados Unidos adotaram a política imperialista após a Guerra de Secessão, quando Abraham Lincoln assumiu o poder, em 1860, os Estados Unidos finalmente formaram os Estados Confederados da América, e essa unidade permitiu com que o país desenvolvesse uma política expansionista.
O crescimento da influência dos Estados Unidos sobre o mundo continuou no Século XX, um século que é por vezes chamado de “O século norte-americano”, por causa da tremenda influência norte-americana sobre o resto do mundo. Os Estados Unidos tornaram-se o maior pólo de desenvolvimento tecnológico do planeta.
Depois da Segunda Guerra Mundial, cada vez mais os Estados Unidos tem tomado a posição de “Xerife” do mundo, uma vez que tem desenvolvido tecnologias de guerra muito potentes. É só lembrar da sua bomba atômica, o que o transformou em uma das superpotências mundiais, ao lado da ex-URSS.
A influência norte-americana sobre o mundo pôde ser vista na Grande Depressão, um período de grande recessão econômica entre 1929 e 1939, que não somente abateu todo o país como o Canadá e os países europeus (especialmente Inglaterra e a Alemanha). Os Estados Unidos adotava até o começo do século XX uma política isolacionista, não procurando intrometer-se em conflitos internacionais. Porém, isto mudou com a entrada do país na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial. Após o fim desta, os Estados Unidos emergiram definitivamente como uma das superpotências mundiais, juntamente com a União Soviética – desencadeando a Guerra Fria. Entre 1945 e 1991, ano do fim da União Soviética e do fim da Guerra Fria, os Estados Unidos tornaram-se muito envolvidos em assuntos externos – especialmente guerra ideológica contra o comunismo – participando ativamente na Guerra da Coréia e da Guerra do Vietnã. Com o colapso da União Soviética, os Estados Unidos emergiu como única superpotência mundial. Passou a envolver-se então em ações de paz, participando da Guerra do Golfo (1991), removendo tropas iraquianas que haviam invadido o Kuwait.
Em 2001, os Estados Unidos sofreram o pior ataque em terras soberanas da história do país, nos Ataques de 11 de setembro, onde quase 3 mil pessoas morreram. Este ataque, um ataque terrorista, desencadeou a Guerra contra o terrorismo, e, posteriormente, a controversa Guerra contra o Iraque.