Consulte Graatis
Find a Question:
Português">
Fazer a análise sintática de uma oração
Qual é o sujeito e predicado e seus núcleos na frase:
O livro de Monteiro Lobato \\\\\\\”A negrinha\\\\\\\” me surpreendeu.
Estou com dúvidas na classificação do sujeito e predicado nesta oração. Acredito que “A negrinha” seria um aposto e por isso não faz parte nem do sujeito nem do predicado.
Answer #
Ainda tem duvida sobre Fazer a análise sintática de uma oração, entao utilize o campo de respostas dessa mesma pergunta para contra argumentar novas explicacoes.Answer this Question
You must be Logged In to post an Answer.
Not a member yet? Sign Up Now »
Star Points Scale
Earn points for Asking and Answering Questions!
[1 - 25 ]
[26 - 50 ]
[51 - 500 ]
[501 - 5000 ]
[5001 - 25000 ]
[25001+ ]
Answer #1
Confira: “O livro de Monteiro Lobato ”A negrinha” me surpreendeu.” “O livro de Monteiro Lobato “A Negrinha”” => sujeito simples; núcleo: livro “de Monteiro Lobato” => adjunto adnominal “A Negrinha” => aposto especificativo “me surpreendeu” = predicado verbal Nesse caso, o aposto está inserido no sintagma que constitui o sujeito da oração. Retirado o substantivo “livro”, o aposto exerceria a função de núcleo do sujeito. O aposto é sintaticamente equivalente ao termo a que se refere, segundo os gramáticos Celso Cunha e Lindley Cintra (“Nova Gramática do Português Contemporâneo”). Note que “de Monteiro Lobato” é um adjunto adnominal, pois equivale a um adjetivo – “lobatiana” (Cf.: “A obra lobatiana”).