Consulte Graatis
Find a Question:
História">
História – Revolução de Avis
Referente a uma questão de história geral do vestibular da UFRGS, ano de 2007. Li sobre a Revolução de Avis em dois livros didáticos, procurei esclarecimento em sites com resolução de exercícios, mas a dúvida permanece entre as alternativas “B” e “D”. Segundo o que havia entendido, uma maior atuação da burguesia no Estado seria uma consequência principal e mais direta, se comparada ao desenvolvimento econômico da América espanhola, por exemplo, que eu havia entendido ser uma consequência mais distante da Revolução de Avis.
![](http://www.professoronline.net/wp-content/uploads/2012/02/professores_online.jpg)
Answer #
Ainda tem duvida sobre História – Revolução de Avis, entao utilize o campo de respostas dessa mesma pergunta para contra argumentar novas explicacoes.Answer this Question
You must be Logged In to post an Answer.
Not a member yet? Sign Up Now »
Star Points Scale
Earn points for Asking and Answering Questions!
![Grey Sta Levelr](https://www.professoronline.net/wp-content/themes/instant-qa/images/grey-star-big.png)
![Grey Star Level](https://www.professoronline.net/wp-content/themes/instant-qa/images/grey-star-points-icon.png)
![Green Star Level](https://www.professoronline.net/wp-content/themes/instant-qa/images/green-star-big.png)
![Green Star Level](https://www.professoronline.net/wp-content/themes/instant-qa/images/green-star-points-icon.png)
![Blue Star Level](https://www.professoronline.net/wp-content/themes/instant-qa/images/blue-star-big.png)
![Blue Star Level](https://www.professoronline.net/wp-content/themes/instant-qa/images/blue-star-points-icon.png)
![Orange Star Level](https://www.professoronline.net/wp-content/themes/instant-qa/images/orange-star-big.png)
![Orange Star Level](https://www.professoronline.net/wp-content/themes/instant-qa/images/orange-star-points-icon.png)
![Red Star Level](https://www.professoronline.net/wp-content/themes/instant-qa/images/red-star-big.png)
![Red Star Level](https://www.professoronline.net/wp-content/themes/instant-qa/images/red-star-points-icon.png)
![Black Star Level](https://www.professoronline.net/wp-content/themes/instant-qa/images/black-star-big.png)
![Black Star Level](https://www.professoronline.net/wp-content/themes/instant-qa/images/black-star-points-icon.png)
Answer #1
*ESTADO MODERNO, centralização que ocorre em Portugal, Espanha, França e Inglaterra:
No decorrer do séc XV,um conjunto de fatores políticos e econômicos, em que estão presentes as rivalidades entre membros da nobreza medieval e o fortalecimento de grupos economicos que interesses no sentido da livre-circulação de pessoas e sobretudo de mercadorias, fará pender a balança a favor da centralização (Estado Moderno) e da correspondente destruição das prerrogativas da nobreza medieval.
*REVOLUÇÃO DE AVIS que ocorreu na formação do Estado Moderno de Portugal.
O condado Portucalense, recebido como feudo por Henrique de Borbonha, estava ligado por laços de vassalagem ao reino de Leão e Castela. Em 1139, Afonso Henriques, filho de Henrique de Borgonha, rompeu esse vínculo e se proclamou Afonso I, rei de Portugal, iniciando a dinastia Borgonha e a história de Portugal como reino independente.
Nos anos seguintes, organizam-se as instituições do Estado português. Ao lado da monarquia, estabeleceram-se as Cortes Gerais, órgão constituido pela família real, pelo clero e pela nobreza. Em 1383, com a morte do rei dom Fernando, o trono português deveria passar para sua filha, que estava casada com o rei de Castela. Diante da possibilidade de união dos dois reinos, a burguesia, a população e uma parte da nobreza se rebelaram e aclamaram um novo rei, Dom João I, mestre de Avis (nome de uma ordem militar). Em seguida, as forças portuguesas conseguiram derrotar os castelhanos e garantir a independência de Portugal.
Esse movimento, denominado Revolução de Asis, consolidou a monarquia centralizada e fortaleceu a burguesia mercantil, que estabeleceu estritos vínculos com o rei. Já a antiga nobreza, que em grande parte havia dado sustentação à união com Castela, saiu enfraquecida.
Portugal foi o primeiro pais a ser centralizado,isso favorecel a expansão marítimo-comercial.