Consulte Graatis
Find a Question:
O que é cavidade digestória e se todos os filos possuem.
Preciso saber o que é cavidade digestória e se ela está presente em todos os animais.
Eu venho procurando a resposta já em vários sites de pesquisa, porém nenhuma foi clara.
Estou fazendo um trabalho de biologia e preciso muito dessa resposta. Minha professora não explica a matéria direito, só passa os exercícios e trabalhos e os cobra prontos.
Answer #
Ainda tem duvida sobre O que é cavidade digestória e se todos os filos possuem., entao utilize o campo de respostas dessa mesma pergunta para contra argumentar novas explicacoes.Answer this Question
You must be Logged In to post an Answer.
Not a member yet? Sign Up Now »
Star Points Scale
Earn points for Asking and Answering Questions!
[1 - 25 ]
[26 - 50 ]
[51 - 500 ]
[501 - 5000 ]
[5001 - 25000 ]
[25001+ ]
Answer #1
A cavidade digestória, ou ainda cavidade gastrovascular, ou ainda celêntero, é um tecido presente em vários organismos com a função de fazer a digestão dos alimentos e transportar um grande número de nutrientes para os demais tecidos do organismo.
Esse tecido só está presente em apenas dois filos, que são o Cnidaria e o Platelmintes. Outros seres não possuem a cavidade digestória, mas sim tecidos que ao longo da evolução foram evoluindo para órgãos mais especializados.
Essa estrutura lembra um saco dobrado e possui duas camadas, formando uma espécie de “sanduíche gelatinoso”, já que o meio é recheado com um tipo especial de gelatina. Essa cavidade dá origem ao arquêntero nesses dois filos citados.
O sistema dos platelmintes e dos cnidários é classificado como incompleto, porque essa camada do sistema digestório possui uma única abertura que entra em comunicação com o meio exterior. Esse meio de comunicação, essa abertura , recebe o nome de blastóporo. É um grande erro afirmar que todos os seres possuem a cavidade digestiva. Os animais possuem órgãos que cuidam da parte da digestão, mas não necessariamente são como a cavidade.
A cavidade digestiva tem a forma de um saco porque vai se formando conforme o ser vai se desenvolvendo e dobrando seu próprio corpo.