Consulte Graatis
Find a Question:
Sistema Nervoso – Diferenciação entre as substâncias
Por que a substância branca se encontra na região medular do cérebro e cortical da medula e a substância cinzenta é o inverso? ou seja, por que no cérebro a substância cinzenta é externa e na medula é interna?
Tentei pesquisar em livros, na internet mas tudo é pura interpretação e eu não estou conseguindo deduzir.
Answer #
Ainda tem duvida sobre Sistema Nervoso – Diferenciação entre as substâncias, entao utilize o campo de respostas dessa mesma pergunta para contra argumentar novas explicacoes.Answer this Question
You must be Logged In to post an Answer.
Not a member yet? Sign Up Now »
Star Points Scale
Earn points for Asking and Answering Questions!
[1 - 25 ]
[26 - 50 ]
[51 - 500 ]
[501 - 5000 ]
[5001 - 25000 ]
[25001+ ]
Answer #1
O Sistema Nervoso é dividido em SNC (Sistema Nervoso Central) e SNP (Sistema Nervoso Periférico). As células do sistema nervoso são os neurônios, e eles se comunicam através de substâncias químicas chamadas neurotransmissores. O SNC é formado pelo cerebelo e pela medula óssea. O primeiro contém o cérebro, bulbo, ponte e cerebelo, que regulam ações voluntárias e involuntárias (memória, pensamento, emoções, equilíbrio, etc.). Já a medula espinhal conduz os impulsos nervosos através do canal raquiano. O SNP é composto por nervos e gânglios que se distribuem ao longo do corpo e, de alguma forma, se comunicam com órgãos dos sentidos, glândulas, músculos, sistemas, etc.
Para entender o que é massa cinzenta e massa branca, primeiro relembremos as partes dos neurônios: eles são formados por corpo celular ou soma, que concentra e responde a impulsos nervosos; e pelo axônio e dendritos que propagam a informação para outros neurônios e células. Os prolongamentos dos neurônios estão projetados para dentro do cérebro e do cerebelo, enquanto que na região mais externa estão seus corpos celulares. Sendo assim, a região externa é a região de massa cinzenta e a interna é a de massa branca. No caso da medula, da ponte e do bulbo, é o contrário: na região externa encontram-se os prolongamentos celulares e na interna, os corpos celulares.