Consulte Graatis
Find a Question:
Tipos de embrião (Ensino Médio)
Em que será diferente um embrião celomado do acelomado no desenvolvimento embrionário ?
esses assuntos são essenciais para mim , por favor esclareçam minha dúvida !!
já pesquisei em vários livros de biologia , mais eles falam de uma forma muito complexa , por isso queria que me esclarecessem de uma forma mais compreensível possível
eu sou completamente louca por Biologia
Answer #
Ainda tem duvida sobre Tipos de embrião (Ensino Médio), entao utilize o campo de respostas dessa mesma pergunta para contra argumentar novas explicacoes.Answer this Question
You must be Logged In to post an Answer.
Not a member yet? Sign Up Now »
Star Points Scale
Earn points for Asking and Answering Questions!
[1 - 25 ]
[26 - 50 ]
[51 - 500 ]
[501 - 5000 ]
[5001 - 25000 ]
[25001+ ]
Answer #1
Para entender melhor o celoma é necessário entender os primeiros passos da embriologia. Após a fecundação, ocorre a formação do zigoto. Em seguida, ocorre o processo denominado clivagem que são inúmeras mitoses que resultam na formação de uma massa pluricelular chamada mórula. A seguir, outra estrutura se forma ao fim de outras divisões celulares – é a blástula. Esta última sofre várias divisões e se transforma na gástrula e é nesta fase que se formam os folhetos germinativos (ou embrionários).
De acordo com o número de folhetos o animal é classificado como diblástico ou triblástico. Os diblásticos (esponjas e cnidários) possuem duas camadas: a endoderme e a ectoderme. Já os triblásticos possuem ectoderme, mesoderme e endoderme. Estes são os demais animais.
Outra classificação é em relação ao blastóporo, que é um poro formado no embrião e que se comunica com o meio externo, sendo que internamente há um intestino primitivo (o arquêntero). Quando o blastóporo dá origem à boca do animal eles são chamados protostômios (são os platelmintos, moluscos e artrópodes, por exemplo). E quando o blastóporo dá origem ao ânus, o animal é denominado deuterostômio (são os equinodermos e os cordados).
Finalmente, no desenvolvimento do embrião se forma uma cavidade na mesoderme que, no futuro, abrigará os órgãos do animal. É o celoma. Alguns animais, como os platelmintos, não contêm cavidade na mesoderme, sendo chamados acelomados. Há também os animais, como os nematoides, em que o celoma é delimitado também pela endoderme. Há ainda os animais celomados propriamente ditos, que são os artrópodes, anelídeos, equinodermos e cordados. Estes possuem uma cavidade que é delimitada totalmente pela mesoderme.