Consulte Graatis
Find a Question:
Uma enzima pode ter suas estruturas de volta depois de desnaturada?
Uma enzima quando desnaturada perde suas estruturas terciárias e quartenárias. Gostaria de saber se quando elas são desnaturadas elas podem voltar a ter essas estruturas e exercer sua função catalisadora. Já procurei em todos os lugares por esta resposta, porém nenhum explicou com clareza. Para esclarecer minha dúvida escreva detalhadamente.

Answer #
Ainda tem duvida sobre Uma enzima pode ter suas estruturas de volta depois de desnaturada?, entao utilize o campo de respostas dessa mesma pergunta para contra argumentar novas explicacoes.Answer this Question
You must be Logged In to post an Answer.
Not a member yet? Sign Up Now »
Star Points Scale
Earn points for Asking and Answering Questions!












Answer #1
A desnaturação de uma proteína acontece quando sua estrutura 3D perde sua função. Mas não significa que a proteína é completamente alterada em sua estrutura quando sofre o processo de desnaturação.
Geralmente, as enzimas são desnaturadas pela alta temperatura, mas também pode acontecer por mudanças bruscas no pH do meio, pela ação de solventes, ou até mesmo alguns detergentes e outros aditivos.
A proteína é desnaturada justamente quando perde a conformação de sua estrutura terciária (e por vezes secundária). Respondendo sua pergunta, elas podem sim retomar a sua função original, mas isso depende da força com que elas foram desnaturadas.
Se a proteína perdeu sua estrutura por uma leve mudança no ambiente, caso ela seja recolocada em seu meio natural, sua estrutura pode se recompor (e a estrutura quaternária não é atingida pela desnaturação). Porém, caso a enzima tenha sofrido uma mudança brusca, realmente impactante, com altíssimas mudanças de pH ou temperatura, é improvável que ela consiga retomar sua conformação e função.
Por esse motivo a febre quando está alta é perigosa, porque sua alta temperatura pode inibir a função de enzimas vitais para o sistema imunológico, ou até mesmo destruir a ação de enzimas que fazem parte do sistema respiratório.